Ensino Fundamental

Anos Iniciais

Os Anos Iniciais compreendem turmas do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental de Nove Anos. O colégio destaca-se pelo alto nível de exigência em relação aos conteúdos, os quais poderão ser acompanhados pelo plano de estudo, bem como pela construção de valores nobres que permeiam o dia a dia escolar.

A metodologia de ensino fundamenta-se na construção do conhecimento pelo aluno, onde ele e o professor, numa relação dialética constroem a aprendizagem, sendo ambos os sujeitos desse processo.

O professor, comprometido com a aprendizagem do aluno utiliza atividades lúdicas, contextualizadas e significativas com o intuito de desafiar, problematizar e oportunizar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, num ambiente prazeroso e livre, onde o aluno tem possibilidade de expressar-se espontaneamente de acordo com suas experiências de vida, desenvolvendo sua criatividade, autonomia e criticidade.

Partimos do entendimento de que tudo que o aluno descobre através da própria ação, ele jamais esquece. Por isso o fazer, o pensar, o sentir e o ser são elementos importantes dentro desse processo, que considera “como o aluno aprende” e leva em conta todos os momentos do processo.

Avaliação

A avaliação do processo ensino-aprendizagem é feita de forma contínua, cumulativa, sistemática e compartilhada, sendo que sua função principal é ser diagnóstica, para tomada de decisão, considerando o progresso do aluno, retomando o processo de acordo com os avanços e necessidades evidenciadas.

As atividades avaliativas acontecem em diferentes momentos sendo utilizados vários instrumentos.

A avaliação é trimestral, no qual são atribuídas menções, resultantes do alcance ou não dos objetivos trabalhados durante o período que o aluno(a), seguindo os critérios:

I) A: atingiu totalmente o objetivo proposto
II) EP: em processo de construção do conhecimento para o objetivo proposto
III) NA: não atingiu o objetivo proposto

A escola oferece aos alunos que evidenciarem baixo rendimento, estudos de recuperação paralela ao longo dos trimestres letivos. Tais estudos são entendidos como um momento importante do processo educativo em que o professor após avaliar o aluno, localiza e interpreta as necessidades e realiza a intervenção pedagógica necessária, buscando a aprendizagem do aluno.

Aulas Especializadas

Língua Inglesa

As aulas de Língua Inglesa acontecem semanalmente, ministrado por professor graduado na respectiva língua estrangeira.

Educação Musical

Esta aula é ministrada por professor capacitado com objetivos claros e específicos. Acontece semanalmente.

Informática

O laboratório de informática é uma ferramenta para o aprendizado. Os alunos utilizam uma vez por semana ou caso necessário será agendado em outros períodos. A professora da turma acompanha os alunos durante as atividades.

Educação Artística

o principal objetivo das aulas de Educação Artística é estimular a criatividade bem como habilidades específicas. Estas aulas acontecem semanalmente e são ministradas pelo professor regente da turma.