Objetivo Geral da

Educação Infantil

Oportunizar através de atividades lúdicas o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social da criança, partindo das suas necessidades e interesses, dando-lhes oportunidade de desenvolverem-se continuamente, tendo o direito de aprender de acordo com as competências de conviver, participar, explorar, expressar-se, conhecer-se e brincar

Proporcionar atividades que permitam o exercício da liberdade, espontaneidade, curiosidade, autonomia, criticidade e criatividade, onde a própria criança, num ambiente prazeroso construa o seu conhecimento, realizando um trabalho cooperativo, que permita divisão de, responsabilidades, de funções, para atuarem desta forma, na sociedade em que vivem, como cidadãos conscientes, participantes de um mundo em transformação.


Metodologia

Voltada para práticas educativas consistentes, que contemple a necessidade e ansiedade que a criança tem de viver cada momento intensamente, descobrindo o mundo que a cerca de uma forma ativa e participativa, fazendo com que construam seus conhecimentos, fazendo e refazendo, num processo ativo, que possa entende-la e compreende-la numa dimensão mais global, considerando seus conhecimentos anteriores e respeitando o nível de conhecimento onde a mesma se encontra.

Todas as intenções realizadas têm como objetivo situações diversas e interessantes que tem a criança a partir de suas experiências e das relações que estabelece com o meio, pois ela vive rodeada de problemas, pensando a partir do ponto de vista da construção do conhecimento.

Na educação infantil a atividade lúdica é predominante. É através do brincar que ela compreende o mundo.

Avaliação

Nossa avaliação destina-se a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e a ampliação de seus conhecimentos, ela não tem caráter classificatório e sim perceber o estágio em que a criança se encontra para auxiliá-la a progredir nos níveis de aprendizagem, respeitando suas individualidades.

Um processo avaliativo é permanente, contínuo e qualitativo de observações, registros e reflexões sobre ação e pensamentos das crianças.

A avaliação é semestral, a partir de um parecer descritivo buscando demonstrar as aprendizagens nas áreas cognitivas, psicomotoras e afetivas.

Atividades Especializadas

Mesmo com um currículo unidocente , os alunos de todos os níveis da EDUCAÇÃO INFANTIL têm aulas especializadas de música, educação física e inglês com professores especializados. O laboratório de informática e biblioteca da escola é visto como ferramenta no processo de ensino e da aprendizagem.

Ambientes da Educação Infantil

A fim de gerar condições adequadas para que haja uma melhor aprendizagem, capacidade criadora, critica e desafiadora, proporciona-se diversos ambientes, por onde as crianças passam durante a semana:

Sala de aula
Biblioteca
Sala de vídeo
Pátio interno e externo
Pracinha
Laboratório de informática